NOTÍCIAS

Fevereiro Laranja: Leucemia e a importância de se tornar um doador de medula óssea

03/02/2021     946

19

Quase 6 mil homens e 5 mil mulheres serão diagnosticados com leucemia no Brasil em 2020, segundo o Inca.

A leucemia é uma neoplasia maligna e acontece devido a uma mutação genética que faz com que os glóbulos brancos percam a função de defesa e passem a se reproduzir desordenadamente, causando quatro principais subtipos da doença.

Diferentemente de outros tipos de cânceres que acontecem, principalmente, em pessoas de mais idade, as leucemias podem aparecer em qualquer época da vida. Inclusive, dentre os cânceres pediátricos, ela está em primeiro lugar nos mais comuns (28%), seguida pelo câncer do sistema nervoso central (26%).

A leucemia linfoide aguda (LLA) é mais comum em crianças e jovens. Enquanto que as crônicas, sendo elas leucemia linfoide crônica (LLC) e leucemia mieloide crônica (LMC), e a leucemia mieloide aguda (LMA), aparecem mais em pessoas acima de 50 anos.

O FEVEREIRO LARANJA tem como principal objetivo alertar a população sobre importância do diagnóstico precoce e do tratamento da leucemia.

Para se tornar doador é necessário realizar um cadastro no órgão que busca doadores no Brasil e nos registros estrangeiros, o chamado Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Também é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar com a saúde em bom estado geral, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não possuir diagnóstico oncológico, doenças hematológicas ou do sistema imunológico. Algumas questões de saúde não impedem a doação, mas é necessária a análise de cada caso por um especialista.



COMENTARIOS




© 2024 - Coopanest-PI - Todos os Direitos reservados

Rua Desembargador Cromwell de Carvalho, 1804 - Joquei/Leste
CEP: 64.049-020 - Teresina-PI - Tel.: (86) 3223-3907


Desenvolvido por: